sexta-feira, 27 de agosto de 2010

JORGE ALGEROZ VOLTA À TABERNA E FALA DA BLOGOSFERA DE PENACOVA

Jorge Algeroz, Sociólogo e comentador d 'O Homem das Tabernas

Jorge Algeroz, Sociólogo penacovense e frequentador da Taberna voltou cá.
O Homem das Tabernas é um local eclético e a opinião fundamentada e especializada também aqui tem lugar.
Aproveitámos para o confrontar com este fenómeno "estranho" da blogosfera em Penacova e pedir-lhe a sua visão, sempre tão clarividente.
Algeroz não se fez rogado e, resumidamente, disse:
"Efectivamente, a situação revela alguma notoriedade sob o ponto de vista sociológico.
Não se trata de problemática pura e dura, mas poder-se-á dizer que há aqui uma fenomenologia que poderá encontrar raiz no modus operandi do penacovense padrão, isto é, um individuo opinativo, nem sempre erudito, mas sempre com doses variáveis de inveja. E é a inveja que o motiva, obviamente que nem sempre pelas melhores e mais recomendáveis razões.
No plano político, o fenómeno não é exclusivo de Penacova, isto é, há muitos comentadores "encartados", alguns deles pagos pelos partidos para "comentar", espalhados pelo país e a intervir nos chamados blogues de referência, como o vosso é aqui em Penacova. E o termo "comentar" nunca se provou de tanto significado, o mesmo é dizer que, do comentário puro e simples ao insulto e à ofensa pessoal, perdoe-se-me a rima, vai um salto de pardal!
Sendo a vossa taberna um estabelecimento livre, o cidadão de Penacova encontra aqui um bom albergue para descarregar as suas frustrações e, também, algumas ambições.
Não me espanta nada que muitos dos vossos comentadores vos invejem, mas alguns deles, aproveitando-se da vossa propensão para agitar um pouco o marasmo local, lançam os seus próprios anátemas ou encómios, conforme os partidos ou grupos de interesse que servem ou, também, seguramente, segundo as suas convicções!
Mas seja como for, acho que há muitas motivações políticas nestas torrentes. A recente mudança de cor na Câmara Municipal, depois de tantos anos de um outro partido, provocou danos. Por um lado, os actuais detentores do poder que lidam mal com a crítica, por outro, os espoliados do anterior poder que lidam mal com a falta dele, enfim!
Social e sociologicamente muito interessante."
Gostamos de Jorge Algeroz. Já o convidámos para comentador encartado e residente aqui na Taberna! E adivinhem, ele aceitou!
Habituem-se!

17 comentários:

Anónimo disse...

Eu, como simples leitor da blogosfera penacovense, devo dizer que nunca pensei que o PS cá da terra elegesse os taberneiros como os homens a abater. A importãncia que dão ao blog diz bem da falta de cultura democrática dos que agora beijam a mão do poder e evidencia algum nervosismo pouco habitual num executivo eleito há apenas 1 ano. Não sei quais são as fontes dos taberneiros, mas que as vossa "notícias" têm assanhado os desgraçados, lá isso têm. Como se diz na minha terra, não há fumo sem fogo.

Um beijo às meninas e cumprimentos aos taberneiros. E nao se assustem com o ladrar dos boys, que eles pouco ou nada mordem.

Anónimo disse...

Claro que o penacovense é invejoso e nisso não foge á media nacional. Há quem tenha pena de não conseguir criar um blog que pegue (por evidente falta de capacidade) e depois descarregam as frustações nos taberneiros. Blogs com textos cheios de banalidades e lugares comuns e sem leitores é o que mais há em penacova.

Jorge Neves disse...

Todos os comentarios,sejam eles construtivos ou destrutivos, tem o seu devido valor desde que não sejam anónimos, porque se o forem não passa de um acto de cobardia.

Anónimo disse...

Por acaso ate´acho que a rapaziada do PS tem andado muito sossegada por aqui. Devem ter recebido instruções para não agitarem muito as águas, pois só estavam a atrair mais atenção para os podres que por lá andam. É caso para dizer que como têm calado, consentem.

Anónimo disse...

Tás a ver as coisas ao contrário. Os maiorais do PSD que aqui andavam é que de repente se calaram quando começaram aqui a levantar algumas "lebres" daquilo que andavam e andam a fazer.
Quando ao jorge Neves, é tão anónimo como outros.

Anónimo disse...

Está enganado amigo! Os cães é que levantam as lebres e o caçador dá o tiro,umas vezes acerta, outras não! Inventores há muitos, mas só muito poucos registam as suas patentes. Ainda não registaste a tua. Vai tentando e vê se ganhas coragem para colocar o teu nome, pode ser que ganhes alguma credibilidade.

Jorge Neves disse...

Ao anónimo que afirmou que sou tão anónimo como os outros, devo dizer que não anda atento e não deve saber o significado de anónimo.Coloco sempre o meu nome em todos os comentários, por sinal o nome verdadeiro, porque se não fosse estava entre aspas. Já aqui afirmei que sou de Chelo.Que não sou do PS nem do PSD,sou liberal, que votava MAURO para a Junta, masx não votava PSD para a Camara Municipal, mas não voto em Penacova.
Reafirmo o que digo, escrever como anónimo é uma cobardia.
Pode saber quem sou no perfil do meu blogue, aqui deixo o link:
http://independentepelafregueia.blogspot.com/

Anónimo disse...

..."Está enganado amigo! Os cães é que levantam as lebres e o caçador dá o tiro,umas vezes acerta, outras não! Inventores há muitos, mas só muito poucos registam as suas patentes. Ainda não registaste a tua. Vai tentando e vê se ganhas coragem para colocar o teu nome, pode ser que ganhes alguma credibilidade."...

Felizmente que deixaste aqui a tua assinatura. E felizmente que a minha credibilidade, neste patamar, é a mesmissima que a tua. Já noutros patamares não será bem assim. LOL

Anónimo disse...

ès tão anónimo como os outros porque nem sequer votas cá, percebes?

A tua situação é parecida com a dos emigrantes. Vêm cá uma vez por ano. O engraçado é que podem votar para as presidenciais e para as europeias. Autárquicas e legislativas nem pensar.

Jorge Neves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Neves disse...

Os teus patamares devem ser em descida, mas não do Mondego.
Com muitas poucas excepções os niveis de credibilidade em Penacova navegam num patamar negativo.
Nunca viste um unico comentario meu sem assinatura.
Sempre votei em Penacova, para sua informação com excepção das ultimas eleições porque faço parte de outra Autarquia,do mesmo modo que o antigo e o actual presidente da CMP. Mas podia ter votado nos dois sitios, esta em ambos cadernos eleitorais, mais uma obra dos socialistas.

Anónimo disse...

É pá, bom demais. Mauricio Marques esteve presente num jantar de apoio ao Mario Ruivo, Candidato á Federação Distrital do PS de Coimbra.
Esta é que ninguem esperava pois não?

Anónimo disse...

O homem continua mesmo a assombrar-vos! Isso anda assim tão mal na camara? Deixem o engenheiro em paz que, se ele quiser voltar, ninguém o impedirá. E só de pensarem nisso, no PS penacova o que não falta são pesadelos

Jorge Neves disse...

Mauricio tambem esteve presente na abertura do Festitradições em Chelo. Alguem viu o Ralha ou o Presidente da CM DE PENACOVA? Claro que não estavam no Algarve...

Anónimo disse...

Ainda vem a alguns, só não vem a todos, porque agora não tem cá responsabilidades. De qualquer forma para representar a Câmara, vão três e quatro, o que prova por um lado que não têm que fazer, por outro, para quem criticava do Maurício ir aos funerais todos, não estão nada mal!
Já agora, uma nova onda assola Penacova, vereadora da cultura com duas páginas no Diário "AS BEIRAS" para falar de tudo o que já tinha sido criado, como recolha de monos,recolha de óleos...etc Ai Humberto não se vê em nenhum Município aqui ao lado.Pelouros do Associativismo e cultura muito bem defendidos nesta entrevista sobre ambiente!

Anónimo disse...

A cumplicidade (que nunca é de graça) entre o PS e a comunicação social é igual à que o PS tem com a justiça. H´´a quem lhe chame promiscuidade, ainda que eu não vá tão longe. Portanto, quem se admira com estas sucessivas notícias/entrevistas nos jornais regionais sobre penacova é porque é naif.

ToneDaTasca disse...

aaaaaahhhhhh, assim tá bem...aqui o Tone, nem queria acreditar no que estes abanos oiviram da boca do Arlindo Paradela...dizia ele que as meninas Marlene, Natasha e Alzira já não trabalhavam na taberna do Sr. Vasco e do Sr. Ricardo...olhe, eu fiquei pa morrer, com todo o respeito aos Srs. Taberneiros, elas são a alma da taberna e isto já na era a mesma coisa sem elas...mas prontos, foi só o susto...menina Alzira bote ai uns jarros de pinga pás mesas e pó balcão que paga aqui o Tone...e as meninas bebem a par connosco, que elas hoje em dia bebem tanto ou mais que nós...eu bejo a minha Ofélia, aquilo é que é uma pipa (xiiiiuuuuu, não digam nada), mas olhe Sr. Vasco, Deus quando fez a panela, também fez o testo pra ela...assim só se estraga uma casa...gluuupgluuup, gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhhhh...olhe Sr. Vasco, olhe pro que este velho, bêbado e analfabeto, lhe diz...os Srs. Taberneiros protejam as suas meninas e a taberna, que anda por ai muuuuto galifão a tentar botar-lhes os dentes...e, e, e...eghhh uuup e se as meninas e os Srs. precisarem, aqui o Tone ainda é Homem pa mandar duas lamparinas a alguém que as/os trate mal...gluuuupgluuup, gluuuupgluuup, gluuupgluuup, gluuupgluuup, aaaaahhhhhhh........

Related Posts with Thumbnails