quinta-feira, 17 de junho de 2010

HOMEM DAS TABERNAS AJUDA MINISTRA DA EDUCAÇÃO


O Homem das Tabernas teve uma ideia luminosa para ajudar Isabel Alçada.


É sabido que a Ministra da Educação tem estado debaixo de fogo, por causa da medida que permite que os alunos passem directamente do 8º para o 10º ano, bastando para tal ter 15 anos e fazer uns exames de equivalência a frequência.


Para nós, taberneiros atentos e dotados de especial capacidade reflexiva, esta medida facilitista é o culminar de toda uma filosofia educativa que assaltou a escola nos últimos 20 anos. Diz-nos essa ideia de educação que todo o aluno é sabedor à partida e que cabe ao educador encaminhá-lo para o sucesso através da motivação e sem que este se sinta aborrecido, porque estudar é chato. Quando o aluno não quer aprender é porque o sistema falhou, pelo que é necessário facilitar a sua progressão, mesmo que este não tenha adquirido as aprendizagens básicas.


Mas, se é assim, se o objectivo é empurrá-los para que não fiquem parados a gastar o dinheiro dos contribuintes, então o Homem das Tabernas, como instituição esclarecida, reverenciada e muito considerada, propõe que se assuma (de uma vez por todas) esta visão da educação e apontamos um caminho revolucionário e bastante honesto:


- No primeiro dia do 1º ano do ensino básico (vulgo 1ª classe), a criança (com 6 anos) recebe logo o diploma do 12º ano. Quando fizer 18 anos, verificamos se o jovem já sabe apertar os atacadores sem se babar e despachamo-lo logo para a universidade. Caso contrário segue para o ensino politécnico.

12 comentários:

tótó disse...

«... despachamo-lo logo para a universidade.Caso contrário segue para o ensino politécnico.»
sim, com esse nível de conhecimento só mesmo no politécnico para aprender ou então segue para universidade para ser "mais um"

sjassuncao disse...

Devo dizer que também não gostei deste comentário.
O ensino no politécnico está cada vez mais exigente, com melhores conhecimentos teóricos e práticos, fornecendo ao mercado excelentes profissionais.

Em todo lado encontramos bons e maus alunos e bons e menos bons professores.

O objectivo político a que este governo se propõe, leva a políticas que não considero as melhores, tanto ao nível do ensino básico corrente, como do ensino tecnico-profissional.
Esta “coisa” das novas oportunidades, criou espaço para muita gente obter um grau de ensino que está completamente desfasado com a realidade e ainda para muita gente conseguir ganhar dinheiro e continuar sem fazer nada.

Anónimo disse...

Concordo, plenamente principalmente se forem tirar o lugar a alunos que se esforçaram, para tirar os seus cursos.Que todas as pessoas queiram aprender eu aceito, também conheço pessoas que não tiveram possibilidade de estudar pois a vida só é fácil para uns quantos, ai as novas oportunidades são uma ajuda.

Anónimo disse...

Sim Eng., como tambem possibilitou áqueles que na altura nao tinham possibilidades de estudar, obter agora um grau de ensino condizente com as tarefas que executam no dia-a-dia.
Tambem há factores positivos.

sjassuncao disse...

Bom dia! Como é meu hábito dizer aos amigos: o meu nome é Sérgio, a minha profissão é que é engenheiro.
Tal com em tudo, existem sempre aspectos positivos. Até permitiu, a alguns, ganharem dinheiro a vender computadores!
Brincando um pouco com o tema: será que o nosso Primeiro, não estará a querer dar aos portugueses, em gesto de agradecimento, aquilo que lhe deram a ele?
Tavez seja isso mesmo!
Um dia destes acontece isto: um miúdo com 15 anos passa do 8º para o 10º, e como os papás até têm dinheiro para o deixar andar, quando chegar aos 24 anos, mesmo sem completar o 12º concorre à universidade" para tirar um curso superior. Isto é fantástico!

Anónimo disse...

mas porquê? não se pode concorrer á universidade com 24 anos? querem lá ver isso agora tambem.
quanto aos computadores nao discuto. è a sua opinião. Permitiu a alguns vender computadores?
ás lojas principalmente, não?
Um agradecimento do nosso Primeiro? porquê? você tambem é daqueles que acha que ele nao tem o curso?
Ou o diploma dele não terá tanta validade como o seu?

Anónimo disse...

só para completar. Entrar para a universidade só com o 12º certo?
Pois, por isso é que se vê hoje em dia cada profissionalão a sair das universidades. Mas, brincando um pouco como você, lá está, deve ser por terem ido até ao 12º com distinção.
eheheheehheehh

Anónimo disse...

Estes gajos estão a ser enrab.... todos os dias pelo governo mas, mesmo assim, escondem a cabeça na areia e ajeitam o rabo.
Já não há paciência. Estes gajos, vão dar cabo deste país!

Anónimo disse...

sim, até porque os outros que por lá passaram não lixaram o povo em nada.

sjassuncao disse...

Ao Anónimo de

18 de Junho de 2010 23:52

Você parece gostar de confusão, até me fez lembrar o Eupenacova!

Pode entar na universidade com 24 anos, eu entrei com 23, mas fiz o ensino todo (sem distinção). E com um disse, bons e maus alunos há em todo lado!
Quanto aos computadores, todos sabemos que houve pessoas a ir para as "novas oportunidades", só para ir buscar um portátil por 150€, para depois vender pelo dobro do dinheiro.
No que respeita ao nosso primeiro, as notícias falaram por si ... é só! Não alimento polémicas!

Anónimo disse...

Pois...o diploma dele é noticia...se o seu começasse a ser as mesmas duvidas seriam levantadas.
E essa dos computadores é a alma tuga a funcionar. Tambem há Associações, clubes, Ranchos, etc que pedem subsidios porque gastam 1000 numa deslocação e vai-se a ver e no fundo só gastaram 500. E assim lá se recebe um subsidiozito de 1000.
Verdade?
Quanto a gostar de confusão, olhe que não. Gosto de discutir diferentes pontos de vista mas com bases, daí não me poder comparar ao Eupenacova. Aliás, Isso até é uma ofensa.
abraço.

Anónimo disse...

Espero que o Sr.Sérgio seja mesmo eng. é que havia um Sérgio da Fonseca que só tinha bacharelatos,licenciaturas e afinal era um grande aldrabão.

Related Posts with Thumbnails