domingo, 21 de março de 2010

PASSOS COELHO IGUAL A SÓCRATES?

A provável vinda de Pedro Passos Coelho à nossa Taberna tem gerado um rol de comentários e de conversas em torno de um dos mais bem colocados candidatos à sucessão na liderança do PSD.


Curiosamente, aquilo que a esse propósito vamos ouvindo ao balcão vai sempre parar às evidentes semelhanças (nos tiques e no discurso) entre Passos Coelho e o Primeiro-ministro.


Tenha ou não fundamento, o que é certo é que a comparação vai fazendo escola aqui no tasco, ainda que não seja o único assunto da actualidade política discutido neste nobre espaço. Aliás, a nossa taberna tem-se afirmado, lenta e consistentemente, como o único espaço público de discussão aberta e plural do nosso concelho, apesar de alguns reprováveis e episódicos excessos.


Exemplo deste exercício cívico foi a saída que teve o Rui Fachadas ontem mesmo aqui no balcão, precisamente sobre o mais que provável sucessor de Manuela Ferreira Leite. Dizia ele, não sei se a brincar se a sério, que “Passos Coelho é uma espécie de versão honesta do Sócrates”.


PS: A nossa Taberna, enquanto lugar de promoção dos mais altos valores de cidadania, não deixou ontem passar em claro a data escolhida para “Limpar Portugal”. Assim, aproveitámos para varrer o chão, lavar os copos e, no fim do dia, o Vasco Vinagre até tomou banho.

3 comentários:

António Luís disse...

Olha que não!
Não tomei nada banho. Só pus o chuveiro a correr para vocês pensarem que tinha tomado...
Um homem quer-se feio e a cheirar a cavalo...

Jorge Neves disse...

A democracia já é uma utopia, ela não existe de facto e acredito que não deva mesmo existir. O voto, é obrigatório, com isso já destabiliza uma questão democrática. Que liberdade tenho, se o Estado não é governado por mim, mas por elites. O socialismo deu provas de instabilidade. Não sei, admiro políticas e políticos de espíritos elevados. O socialismo deu prova, com alguns líderes, que é um sistema ditatorial, só que em prol de um povo oprimido, assim o dizem. Como poderá haver democracia num país de milhões de analfabetos que e de p fome? Troca-se o voto por promessas básica. O nosso maior representante “socialista” não é socialista, é um demagogo cheio de retóricas. Não acredito em socialismo. E muitos comunistas, hoje, esqueceram Marx, um intelectual com os pés bem assentes no chão. Marx entrava em crise com outros intelectuais socialistas e comunistas, por estes serem sonhadores e apaixonados. Marx era bem realista e tinha os pés no chão, onde estão os pés de muitos comunistas e Marxistas de hoje? Onde está a prática da teoria, tão discursada por Marx, num fervor invejável?
Não sou comunista nem socialista – sou um Liberal de coração, contudo, não sou cego ou surdo.
Se sou negro, é lógico que não vou aceitar um Hitler no poder, se sou pobre, um socialista ou comunista será melhor que um Mussolini, se sou rico, é claro que quero um Thomas Hobbes para me fazer mais rico. É assim a sociedade e a política, é assim que, naturalmente pensam, o maior erro é pensar dessa forma óbvia e cega

Anónimo disse...

Versão honesta? Disse "honesta"? Aonde?

Related Posts with Thumbnails