quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

A GUERRA DA CHANFANA...EM POESIA

Por estes dias, a chanfana tem sido motivo de ridículas e inúteis disputas entre os vizinhos concelhos de Vila Nova de Poiares e de Miranda do Corvo, ambos reivindicando, ingenuamente, o estatuto de capital de tão precioso manjar. Todos os anos se repete a habitual guerra de palavras, alimentada, sobretudo, pela já insuportável mania das grandezas de Jaime Soares.


A propósito, recebemos recentemente no balcão uns inspirados e oportunos versos (feitos pelo Alcides, morador na aldeia da Cheira e cliente da Taberna) que nos ajudam a perceber onde fica, afinal, o lugar ideal para degustar a melhor chanfana.


A Chanfana


Em todo o país apreciada,

Desde que feita com mestria.

Em dois concelhos é reclamada,

Como exclusiva iguaria!


Em Poiares ou em Miranda,

Quem merece a capital?

De tão confuso que isto anda,

A coisa ainda acaba mal.


Duma coisa tenham a certeza:

Chegada a hora da prova,

E quando sentados à mesa,

Comê-la bem é em Penacova!


(Alcides Torcido, 2010)

3 comentários:

Anónimo disse...

Já não visitava o homem das tabernas e as lindas meninas ....... mas este anda sempre atento .....não só ao que se passa no nosso Município como do vizinho ao lado.... cumprimentos ás meninas e sr homem das tabernas deixa lá as meninas darem um saltinho que estou a precisar........
Um abraço

Anónimo disse...

Está a chanfana, como está a lampreia. Agora há uma diferença é que em Montemor-o--Velho há o festival do arroz e da Lampreia, enquanto que aqui há festival da lampreia com arroz de lá.BOA!!!!

Zé chato disse...

Esqueçam a chanfana, esqueçam a lampreia...por acaso já provaram testiculos de porco fritos? Que grande iguaria! Esta-se a pensar em fazer durante o corrente ano,a semana do testiculo.A vantgem é que não é preciso matar o bicho,basta capá-lo.E se tudo correr bem,em breve penacova será a capital do testiculo frito.

Related Posts with Thumbnails