quarta-feira, 23 de maio de 2012

Comédia em três atos


Ato 1
Interior, Final de dia
A cena passa-se em qwerty2001, do lado de cá do rio, na casa de uma família política respeitada, os Montecchio, o patriarca era um homem venerado e adorado em toda a localidade. E o velho Montecchio era um homem garboso e ciente do seu valor. 
- Queridos filhos, já viram como o pai trabalha tanto para o desenvolvimento de qwerty2001?
Os filhos orgulhosos do seu pai, gabavam-se da excelente governação praticada pelo seu progenitor. Daí que amiúde afirmavam:
- Ó pai, o Manelinho diz que tu és tão trabalhador e honesto como o Pinóquio.
- Meus filhos, em qwerty2001 há gente muito generosa, principalmente os Capuleto, que só contam a verdade e são conhecidos por amar os seus jornalistas.
- Papá, o que são jornalistas?
- Os jornalistas são uma classe profissional detentora de poder interpretativo, por vezes os seus profissionais são acometidos por uma doença genética que é adquirida durante o exercício da profissão, o que provoca um clima de paz e harmonia em qwerty2001. Os Montecchio, os Capuleto e os jornalistas adoram-se mutuamente, daí que não exista qualquer dificuldade em divulgar-se que há pessoas em qwerty2001 mais iguais que outras. Meus filhos, temos de ser transparentes.
Os filhos pensaram e repensaram e um dia enceraram o pai. Estava na altura de mudar de dinastia e provar a tese de Freud, tão endividada nos tempos que correm.

Ato 2
Interior, Final de dia
A cena passa-se em qwerty2001, do lado de lá do rio, na casa de uma família política reverenciada, os Capuleto, o patriarca era um homem muito respeitado pelos homens (e mulheres) das empresas e das finanças. Ora tal garboso pai sempre que podia lembrava aos filhos:
- Queridos filhos, o pai vai ter de calcular muito para governar qwerty2001.
Os filhos assistiram a alguns anos de cálculos ordenados e amiúde regozijavam:
- Ó pai, o Luisinho diz que tu és como os homens da Goldman Sachs, tão depressa és a solução como o problema.
- Meus filhos, aprendam o seguinte: os qwertinianos são gente benevolente e fraterna que adora divulgar as pessoas de bem, em vez de me deixarem de trabalhar. Estou rodeado de gente competente e de moeda informatizada.
- Papá, o que é moeda informatizada?
- Meus filhos, é um tipo de moeda que cria cenários informativos naquelas máquinas horrendas chamadas computadores, é por essa via que os Montecchio querem fazer bem ao mundo. Mas eu estou a criar uma super fórmula matemática, uma super fórmula muito poderosa e infalível, o que permitirá uma boa gestão de contas eterna. Sim, porque gerir as contas bem, nem sempre é para qualquer um.
Os filhos foram crescendo, criando amizades, estabelecendo alianças e combinando formas descontraídas de governar com os Montecchio. Assim, tal como os Montecchio, mataram o pai e a mãe e foram felizes por umas décadas, o que permitiu desaprovar a tese de Orwell, do pretenso totalitarismo do Estado, tão austerizado nos tempos que correm.

Ato 3
Um dia qwerty2001 acordou sem os Montecchio - e pasmem! - sem os Capuleto, ambos decidiram aproveitar uma excelente oportunidade de carreira num país emergente. Segundo as más línguas foram todos colocados a trabalhar na sucursal local da Goldman Sachs, uma empresa idónea e conhecida por oferecer oportunidades milionárias a quem gosta de comer qwertyanos (e qwertyanas) ao pequeno almoço.

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails