quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

O DEMOCRATA DO ANO 2011


Depois de em 2010  "O Homem das Tabernas" ter eleito Gilberto Simões, Presidente da Junta de Freguesia de Sazes como o  "Democrata do ano 2010", notícia que pode ser relembrada aqui, este ano a escolha assenta que nem uma luva em António Catela, Presidente da Junta de Freguesia de S. Paio do Mondego há mais de 30 anos.
É uma daquelas figuras incontornáveis da política local cujo protagonismo suscita paixões por um lado e algumas não amizades por outro.
Contudo, António Catela não deixa de ser um cidadão de bons princípios e que recentemente passou testemunho à frente de um importante partido a uma personalidade mais jovem e, certamente com outras ideias e projetos. 
Durante os últimos 30 anos, António Catela viu muitos governos passar e andar, bem como Presidentes de Câmara e manteve-se firme nos destinos da sua terra, facto que, obviamente, lhe assegurou um lugar na história, mas também muitos "inimigos de estimação" que sempre embirram com pessoas que, democraticamente, se mantêm à frente dos destinos de pequenas populações, como é o caso de S. Paio do Mondego.
É blogger e poeta, sendo uma daquelas pessoas que não se envergonha de partilhar o que sente sendo, por isso, uma invulgaridade num mundo cheio de máscaras e gente cujos dias parecem saídos de frascos cheios de rótulos, que se abrem conforme o que convém e que estão quietos, dispostos em prateleiras longe da luz dos dias.
Tem tido uma paciência enorme ao aturar ataques de gente sem rosto e nome, cujo "trabalho sujo" é feito para mostrar serviço nos seus grupos ou partidos que lhes dão de comer, nada que aliás a política não despeje sem cerimónia pelos mais estreitos e mal cheiroso bueiros.
Por tudo isto, "O Homem das Tabernas" elege António Catela como o "Democrata do ano 2011".
*
Declaração do autor do texto: Não conheço pessoalmente o visado neste texto. Por isso, a minha apreciação é absolutamente isenta e assenta unicamente na análise do percurso conhecido/público deste cidadão!

9 comentários:

Anónimo disse...

poeta?

Gilberto disse...

Como primeiro nomeado, posso afirmar que é com muito prazer que vejo me suceder o meu amigo Catela. Embora sejamos adversários políticos, sempre tivemos uma ótima relação pessoal. Para mim esta nomeação é mais do que merecida.
Aproveito para desejar aos taberneiros o melhor 2012 possível. Este meu desejo será também para todas as pessoas identificadas que partilham este espaço, os outros…
Abraço.

Pedro Viseu disse...

Sem dúvida que é uma merecida e oportuna distinção! E escrevo-o com conhecimento de causa, pois o António Catela, para além de ter sido um excelente colaborador do Penacova Atual, provou ser um bom amigo, daquele que facilmente se emociona e que não vira as costas quando alguém necessita do seu apoio.

Anónimo disse...

"Tem tido uma paciência enorme ao aturar ataques de gente sem rosto e nome, cujo "trabalho sujo" é feito para mostrar serviço nos seus grupos ou partidos que lhes dão de comer, nada que aliás a política não despeje sem cerimónia pelos mais estreitos e mal cheiroso bueiros."
Ainda bem que este senhor nunca comeu às custas do seu partido! Ainda bem, mesmo!

Anónimo disse...

Viseu, só tenho a acrescentar uma coisa, que é:
AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAH

LUFREU NEWS disse...

Sim senhor o Catela é um grande homem e meu vizinho grande politico que luta por boas e grandes causas parabens por ser assim Catela e um feliz ano 2012

Anónimo disse...

É isso e bolos.

Anónimo disse...

Lufreu, o que é que te deu???

David Nogueira disse...

senhor anónimo, fala muito, mas porque que nao dá a cara?

Related Posts with Thumbnails